sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Não sou fã mas tiro proveito

Como disse AQUI, não sou fã de navegar na internet com o smartphone nem com o tablet.
Ambos são muito lentos e o primeiro, tem o inconveniente de ter as "teclas" muito pequenas e como eu escrevo com o dedo de fazer piretes (que tem a cabeça maior lol), acerto quase sempre em duas teclas, ou na tecla ao lado.
Mas o maior problema é mesmo a velocidade. E não é um problema da minha internet. Tenho 120 Mb e mesmo o wireless no tablet, anda entre os 35 e os 40 Mb. Portanto, o problema é mesmo da máquina. Claro que se eu tivesse um telemóvel ou um tablet topo de gama, provavelmente teriam processadores mais rápidos e, sobretudo, mais RAM, que tem muita importância no desempenho do computador. Mas se o tablet tem 1 GB de RAM, o telemóvel nem sei quanto tem. O que sei é que são duas lesmas a abrir uma página e eu estou habituado a um PC com 6 GB. Nem no portátil dela, que tem 4 GB, eu gosto de navegar, porque com ligação wireless fica lento.
Tirando a lentidão, até gosto de escrever no tablet (e é agora que vem o ponto onde eu queria chegar com este post). É que me faz muita confusão que, tendo os smartphones e os tablets a escrita inteligente, como é possível que a maior parte dos utilizadores não ponha acentos nas palavras e deem imensos erros ortográficos? O meu tablet, ao fim de meia dúzia de utilizações, já sabe mais português do que muitos marmanjos e marmanjas com o 12º ano e alguns já na faculdade. Além de palavras, acho que o bicho consegue relacionar certo tipo de frases e mal damos "enter" a uma palavra, a seguir ele apresenta outro grupo de três palavras onde, quase sempre, uma delas é a correta. Nem é necessário escrever "não", "são", "pão", etc, pois basta escrever sem acentos (nao, sao, pao) e nas três opções ele apresenta a correta. Mas isto não é novidade para quem utiliza este tipo de aparelhos. O que é estranho é, havendo três hipóteses em que uma delas é a correta, porque é que o pessoal escreve "pao, irmao, colhao", etc. ? eheheh

4 comentários:

  1. Honestamente, acho que muitas pessoas não voltam a ler o que escrevem. Claro que, mesmo assim, há erros que passam, mas muitos deles seriam evitados se as pessoas tivessem o cuidado de reler. É uma seca? Provavelmente, mas entre isso ou publicar algo cheio de erros, acho que vale a pena perder um pouco do nosso tempo a corrigir o nosso texto.

    r: É perfeitamente natural, até porque associas a época a um momento bastante doloroso. Parece-me maravilhoso passá-lo no Alentejo :D
    Tu é que estás certo ahahahah

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho essa coisa da "escrita inteligente", mas escrevo com acentos na mesma! Agora, os erros ortográficos já são outra história que tu conheces bem, Sr.Espertinho...

    R: A questão não é sairmos rua fora a cumprimentar 7 mil milhões de pessoas. A questão é, e tu chegaste lá, sermos tantos e ninguém se preocupar com ninguém! A palavra que me faltou e tu também referiste foi: humanidade. Somos todos uns mandriões, apenas preocupados em "olhar para o nosso umbigo" como se nos custasse muito ser minimamente altruístas!

    ResponderEliminar
  3. está de crise nos acentos. qualquer dia também se pagam, já estão precavidos para depois já estarem habituados!

    r: o tony carreira só não vai roubar aquele """poemazito""", como ainda vai fazer alta kizombada!

    ResponderEliminar
  4. :-))

    Desculpa, Jota...mas posso só comentar com sorrisos?

    É pelo adiantado da hora, sabes? E porque me sinto cansada, mas li, li tudo o que escreveste.

    ResponderEliminar