segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Condenado com pena suspensa pelo tempo...

Venho informar que vou passar os últimos dias de 2018 na cadeia. São só três dias (duas noites), mas espero dar uns belos passeios (outra vez?) pela zona das aldeias de xisto e comer as delícias do Pascoal (antigo Juiz de Fajão).
Conheci esta vila por acaso, em 2014. A minha Maria tinha sido operada em agosto e como esteve cerca de três meses de baixa (a médica mandou-a ir "pastar a vaca" para esquecer a porcaria da doença), em outubro alugámos uma casa em Coja onde, por acaso, conhecemos um guia de montanha que nos indicou um sítio onde se comia bem a preços razoáveis. Era no ex-Juiz de Fajão (hoje "O Pascoal"), a cerca de sete quilómetros de Coja. No dia seguinte abalámos a caminho de Fajão que, afinal, fica quase a trinta quilómetros (e não a sete lol) onde, por milagre, conseguimos mesa para dois quase sentados ao colo de outro casal eheh.


Comemos umas entradas deliciosas de queijo de cabra com doce de gila e o prato principal foi cabrito no forno, uma especialidade da casa. Tudo em doses recomendadas pelo "patrão" que, ao contrário do que acontece em muitas outras casas que se encontram por aí, não se "alambazou". A dose era mesmo para dois e no fim saímos com pena de ser tão longe de Lisboa. Mas voltámos na passada primavera. Foram só dois dias e a noite foi dormida numa aldeia a 15 quilómetros. Mas ficámos a conhecer um pouco mais da história daquela casa, inicialmente chamada "O Juiz de Fajão", propriedade do próprio juiz. Mais tarde mudou de instalações e o novo dono era o escrivão. Creio que se chamava Pascoal, daí o restaurante se chamar agora "O Pascoal". Na última visita, ficámos também a saber que a antiga cadeia é agora uma pousada e em vez de andarmos com as malas às costas, desta vez decidimos dormir duas noites "atrás das grades". A Maria recebeu um extra por estar desde agosto a fazer o serviço dela e da colega, que pariu um moço e está de baixa de parto e enquanto não esturrar os 700€, ninguém a atura.
Agora vamos rezar ao S. Pedro para que não chova e esperar que a paisagem tenha recuperado um pouco dos incêndios de 2017. Só em Fajão arderam cerca de 15 casas.

4 comentários:

  1. Olha que bela condenação :))
    Desejo-vos uma óptima estadia. Vou meter uma cunha ao S. Pedro 🌞

    ResponderEliminar
  2. Assim até vale a pena ser-se condenado ;)
    Espero que o S. Pedro seja amigo!

    r: Querendo ou não, todas essas memórias acabam por ter um enorme peso e influenciar a maneira como olhamos para determinadas épocas

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de lugar. Que sejam dias maravilhosos

    ResponderEliminar
  4. Vai estar bom tempo, digo eu claro ahahahaha
    Aproveita que a vida são 3 dias.

    ResponderEliminar