quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Também quero ser prioritário

Há algum tempo que me dizem que a declaração multiusos que atesta a incapacidade de 73% que me foi atribuída em junta médica, me dá o direito a atendimento prioritário nos locais designados no artigo 3º do Decreto-lei nº 58/2016. No entanto nunca recorri a tal expediente, até porque faço (fazia) uma leitura diferente do referido parágrafo que diz, basicamente:

2 - Para os efeitos estabelecidos no presente decreto-lei, entende-se por:
a) «Pessoa com deficiência ou incapacidade», aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo, incluindo as funções psicológicas, apresente dificuldades específicas suscetíveis de, em conjugação com os fatores do meio, lhe limitar ou dificultar a atividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas e que possua um grau de incapacidade igual ou superior a 60 % reconhecido em Atestado Multiusos;

Ora, antes de mais, a leitura que faço é de que têm direito a atendimento prioritário as pessoas referidas naquela parte escrita a azul, desde que reconhecidas no dito atestado e não que o atestado, por si só, lhes dê qualquer regalia, sem que se verifiquem as deficiências. Como não me considero pessoa com deficiência ou incapacidade que me limitem ou dificultem alguma atividade, nunca pensei reclamar tal direito. Se existe alguma coisa que me limita certas atividades, são as dores na coluna e nos joelhos, mas essas não estão abrangidas pelo referido atestado multiusos, que me foi passado devido aos problemas oncológicos. Além de que acho despropositado exigir tratamento igual a pessoas com deficiência física, quando eu sou gajo para fazer caminhadas diárias de dez quilómetros, desde que não abuse das subidas íngremes, logo pela manhã, porque a angina de peito não gosta de esforços matinais. Era preciso que tivesse perdido o bom senso e a vergonha na cara para, depois de fazer e ganhar "corridas" contra as portas automáticas, chegar à fila da caixa e exigir ser tratado como um deficiente ou uma grávida.
Porém, se há merdas que me tiram do sério, é eu ficar uma hora a secar na fila da loja do cidadão, para entregar um recibo da ADSE e ver passarem-me à frente a grávida que há meia hora estava em condições de "pinar", (atividade que cansa muito mais do que ficar sentada à espera da sua vez). E quem diz a grávida, diz o casalinho com uma criança transportada no carrinho, ou a velha que, depois de ser atendida à frente de toda a gente, porque não pode estar de pé, fica meia hora de pé, a falar da vida da vizinha do 5º Esquerdo.
Por isso hoje tirei-me de cuidados e perguntei à senhora que me atendeu, da veracidade das dicas dos familiares e amigos (tudo gente muito entendida em leis cof, cof, cof) e a resposta foi a de que, sim senhor, tenho direito a atendimento prioritário.
Assim, vou passar a andar (já andava) com o atestado na carteira e, se bem que não vá exigir a ninguém que me deixe passar à frente, daqui em diante não há mais grávida nem coxa que me passe à frente na fila do Pingo Doce.
A minha mãe andou a trabalhar na agricultura até à véspera do meu nascimento e a minha Maria, trabalhou até sexta-feira e no domingo levei-a para a maternidade e nem uma nem outra, alguma vez passaram à frente, fosse de quem fosse.
Acho muita piada às gajas: quando são rejeitadas nas entrevistas de emprego, por estarem grávidas, alegam que "gravidez não é doença"; quando estão na fila de espera, são as maiores desgraçadinhas ao cimo da terra, mesmo que meia hora antes tenham estado "com ele entalado", sem se queixarem. eheheh


3 comentários:

  1. O bom senso é a chave para tudo!
    Se tens direito, fazes muito bem em usufruir dele quando te for mais conveniente

    ResponderEliminar
  2. Então como queres que o país rejuvenesça sem ser pelos meios tradicionais?
    Temos que contrariar a tendência da população idosa e cheia de reumatismo como tu!

    ResponderEliminar
  3. JESUS CRISTO TE GUARDE, QUERIDO IDOSO REUMATICANO!!!! NUNCA ESCREVESTE TU UM POST TÃO CERTO!!!!! tenho de contar até 10000 quando vejo pessoas que não precisam a (ab)usar da prioridade. AI SENHORESSSSS!!

    ResponderEliminar