quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Não vou a manifs...

... mas contribuo à minha maneira para preservar a "saúde" do Planeta.


Um dia, há cerca de 30 anos, tinha tirado a tarde para dar um passeio com a minha filha, junto ao Tejo (onde agora existe o passeio marítimo de Algés) e foi aí que, pela primeira vez me apercebi da praga que são os cotonetes. Numa faixa do rio com cerca de dois metros de largura, era impossível ver a água, coberta que estava com uma camada de cotonetes.
A partir desse dia, nunca mais vi tais objetos com bons olhos. Em boa verdade, nunca fui um utilizador frequente de cotonetes. Lembro-me de que quando a minha filha era bebé, já havia, da parte dos médicos, avisos quanto à utilização de contonetes que, mal utilizados na limpeza dos ouvidos, têm um efeito pernicioso, empurrando a cera para o interior do ouvido, em vez de a remover.
Portanto, cotonetes sim, mas nunca para tirar cera dos ouvidos.
Uma das poucas utilizações que dou aos cotonetes, é a aplicação de Betadine nas feridas. E nunca, NUNCA, deito os cotonetes na sanita. No lixo também terão os seus inconvenientes, pois ao serem incinerados, "esfumam-se" em gases tóxicos e acabam por contribuir para nos dar uma morte macaca. Mas deitados na sanita, vão parar aos oceanos e, que eu saiba, os peixes não precisam de limpar os ouvidos.
Porém, nas últimas semanas tenho tido necessidade de usar Betadine nas queimaduras da remoção, a laser, dos malfadados sinais da face e da mão. Ainda pensei em métodos alternativos, mas acabaria por enrolar um pouco de algodão num palito, ou coisa parecida e, em feridas abertas, quanto menos manuseamento, melhor. Assim decidi usar os cotonetes mas, como só necessito de um dos lados, corto-os ao meio (ver imagem) e um dá para duas aplicações. E, pelo amor da santa, não me chamem sovina, pois o custo de uma caixa de cotonetes, não dá para fazer grande poupança. O que eu faço, na realidade, é poupar um pouco o ambiente. Se eu posso usar o cotonete duas vezes, é menos um cotonete por dia a contaminar o Planeta. Com certeza que não é o meu cotonete que vai salvar o Planeta, mas se metade dos utilizadores de tais objetos tivessem um pouco de consciência cívica e fizessem o mesmo, então sim, seriam umas toneladas de cotonetes a menos nas incineradoras e nos oceanos.
É verdade que não vou a manifestações hipócritas, mas além deste exemplo que aqui deixo, também não deito beatas para o chão (até porque não fumo, nem ando a empurrar velhinhas à saída da igreja), não atiro com as garrafas vazias pela janela do carro em andamento (nem parado lol) e se não sou tão rigoroso na separação do lixo, como os senhores do "Minuto Verde", tenho três caixotes em casa (um para garrafas, outro para papel e cartão e um terceiro para o lixo da cozinha). Talvez não cumpra a 100%, mas garanto-vos que faço muito mais do que anuncio.

4 comentários:

  1. Pode não resolver todos os problemas ambientes, mas se todos forem fazendo estas pequenas mudanças é ótimo, porque a mudança vai acontecendo

    ResponderEliminar
  2. Já há cotonetes de cartão ou bambu. Não é o ideal mas é melhor que os de plástico. Quanto à separação de reciclagem... E o plástico? Eheheheh
    Como li algures, "We don't need a handful of people doing zero waste perfectly. We need millions of people doing it imperfectly."

    ResponderEliminar
  3. Fazes muito bem.
    Tem que se começar por algum lado.

    ResponderEliminar
  4. Também mal uso cotonetes...
    E detesto gente que deita lixo pela janela dos carros... Eu por exemplo tenho um saco dentro do carro onde vou colocando até estar próximo se um contentor.. ou então a porta do carro também serve para acumular 😂😂

    ResponderEliminar