quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Piri-piri no cu dos outros, é refresco

Pilhas e baterias... representam um grave problema ambiental...
A modernização das pilhas agravou ainda mais o problema, elas ficaram mais compactas, ou seja, estão ainda menores, mais potentes e ao mesmo tempo mais contaminantes. Exemplos: botão de mercúrio, pilhas de níquel-cádmio, pequenas baterias de chumbo (SLA).
Entre os componentes dos diversos tipos de pilhas e baterias, estão ...o mercúrio, o chumbo e o cádmio são metais altamente tóxicos, afetam o sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões, o cádmio é cancerígeno e o mercúrio também provoca mutações genéticas. O fator agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, podem ficar retidos no ambiente durante milhares de anos.

E, de repente, toda a gente se virou para o lítio, muitos sem saberem, exatamente, do que é que estão a falar. Uns porque são "maria-vai-com-as-outras", outros porque vivem agarrados ao telemóvel, mas acham que só o lítio extraído "à sua porta", é que faz mal à saúde. O outro, oriundo de países subdesenvolvidos, não faz mal nenhum e se fizer, que se lixe. Afinal de contas, aquelas pessoas estão condenadas e se não morrerem envenenadas com o lítio dos nosso telemóveis, morrem à fome.

Piri-piri no cu dos outros, é refresco.

Eu defendo a teoria de que se queremos mudar o mundo, temos de começar por nós. Temos de dar o exemplo. Por isso, se um dia me der uma "panca" e aderir a um desses movimentos de pacóvios contra o lítio, a primeira medida que tomo, é deixar de usar telemóvel.
Enquanto me mantiver lúcido e racional, vou continuar a dar-lhe um uso moderado, com a convicção de que também tenho de contribuir um pouco para estragar o Planeta, senão esta merda nunca mais acaba.

5 comentários:

  1. Não sei se vou rir ou chorar depois de ler isto...

    ResponderEliminar
  2. Em tudo na vida, tem que haver ponderação e consciência!

    ResponderEliminar
  3. Estou como a Titica, não sei se chore se ria.

    ResponderEliminar
  4. Ninguém dá o exemplo, eu inclusive, mas não nas manifes não :)

    ResponderEliminar
  5. normalmente é no fim de já não haver remédio que se tenta fazer alguma coisa...
    Se a reciclagem e evitar os plásticos e mais qualquer coisita ajudar, estou a ajudar :)

    ResponderEliminar