sábado, 28 de outubro de 2017

Vão ver se chove

As medidas de poupança de água, tomadas nas últimas semanas em algumas vilas e aldeias do Alentejo, fazem-me lembrar aquele gajo que faz uma viagem sempre de prego a fundo, passa em duas ou três estações de serviço mas não para porque acha que tem gasolina suficiente para chegar ao destino e só quando vê o ponteiro bater na reserva e percebe que não há bombas de gasolina num raio de 50 quilómetros, é que deixa de “puxar” mudanças, segue com as rotações do motor abaixo do recomendável e faz as descidas em ponto-morto.
Ou o exemplo daquelas pessoas que no fim da primeira semana do mês, já gastaram 90% do ordenado e depois passam as três semanas que faltam para o próximo fim do mês, a poupar os 10% que sobraram da semana de extravagância.

Pois meus amigos e minhas amigas, a este respeito, tenho a dizer que depois de gastarem o combustível ou o ordenado, vocês não vão poupar merda nenhuma, porque só é possível poupar o que se tem.

Por isso é bom que se mentalizem de uma coisa: se continuarem a lavar os dentes de torneira aberta, se continuarem a despejar um autoclismo inteiro no fim de cada mijinha, ou se se estiverem a cagar para arranjar aquela torneira que pinga de dia e de noite, não é quando já não houver água nem para beber, que adianta poupar na lavagem do carro.

Nessa altura o melhor é sentarem-se à espera que chova. eheheh

5 comentários:

  1. Muito pertinente este teu post/aviso!
    Por norma, as pessoas só começam a poupar quando já pouco ou nada têm!
    Tomara que, em relação ao precioso bem do qual depende a vida no planeta, haja uma tomada de consciência, geral, e se comece a poupar muito; e já vão tarde!...

    ( é por isso que só tomo banho de chuveiro e...uma vez por semana! :))) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só tomo um duche por mês. Quando tenho muita porcaria acumulada, uso uma raspadeira. eheheh

      Eliminar
  2. A água tem de se começar a poupar,certo!!
    Mas que comece pelos governantes deste país. Eu continuo a ver os jardins a serem regados, canos a verter a água e ninguém concerta. E os carros dos ministros e afins? Já não lavam o carro nem tomam banho? :)
    Vem aí muita chuva, não sei quando, mas vem.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. As pessoas não se salvaguardam. Infelizmente, só quando a desgraça acontece (ou está perto disso) é que se preocupam.

    ResponderEliminar
  4. A água é dos bens essenciais mais preciosos e neste momento bastante escassa, temos todos de pensar a sério em poupá-la. Só custa mudar os hábitos mas temos de pensar nisso a sério

    ResponderEliminar