terça-feira, 21 de novembro de 2017

Como poupar água sem grandes "tecnologias"

Ainda na continuação do post sobre a poupança de água, fico estupefacto com as dicas dos "entendidos" para reduzir o caudal nas torneiras.
Ainda ontem apareceu um senhor no telejornal a aconselhar uma torneira “especial de corrida” com limitação de caudal, quando, na prática, a maioria das casas com menos de 20 anos, têm uma forma de limitar o caudal sem recurso a torneiras caras cuja montagem não está ao alcance de todas as pessoas, quer pelo preço, quer pela operação de montagem.
Eu explico e não cobro nada, nem tenho torneiras para vender.

torneira mono comando
Quase todas as casas com menos de 20 anos já estão equipadas com torneiras mono comando (ver imagem) que, por acaso, quando mal utilizadas até podem contribuir para o aumento do consumo, uma vez que temos a tendência de dar um piparote no comando e a torneira fica totalmente aberta. O que os senhores que vão à televisão “vender ideias e torneiras” se esquecem de informar, é que, para montar este tipo de torneiras, se coloca primeiro, na saída da “parede”, uma torneira de esquadria com filtro, uma vez que as torneiras mono comando têm um dispositivo para abertura e mistura da água quente e fria, que se estraga facilmente com os pequenos grãos de areia que se introduzem nas condutas quando há obras na rede pública. A finalidade da torneira de esfera com filtro, é filtrar essas impurezas, mas também permite reduzir o caudal facilmente.

torneira de esquadria com filtro
Na cozinha procurem debaixo da bancada do lava-loiça e na casa de banho, debaixo do armário do lavatório e na traseira do bidé. A dita torneira tem o aspeto da que está na imagem e basta rodar o manípulo no sentido dos ponteiros do relógio para regular o caudal que vai para a torneira principal.
Além de poupar água, evita que a torneira principal aberta em demasia, salpique o chão.




Para a misturadora da banheira/polibã, basta substituir
o vedante que vem de origem, por uma anilha plana, de borracha, com um pequeno furo, que se compra no AKI ou Leroy Merlin (ou noutra loja da especialidade), na saída para o chuveiro.
Convém colocar a anilha no lado que enrosca na torneira, para evitar que a bicha rebente com o excesso de pressão. 

Tão simples como saltar à corda. E de borla...

11 comentários:

  1. Para variar eatas a ajudar lol
    Boas dicas sim, amanha já vou ver isso.

    ResponderEliminar
  2. Melhor era impossível :D ainda bem que não cobras entrada no blogue, assim posso ir embora sem pagar as dicas

    ResponderEliminar
  3. Uau, devia ir à televisão, Sr.Espertinho! lol

    R: Que comparação interessante essa do interruptor!

    E já tinha saudades minhas, certo?

    ResponderEliminar
  4. (ups: você, você e mais você, vou-me esforçar por não me esquecer para a próxima (que vai ser agora lol))

    Duas vezes no mesmo dia REPARA no milagre, Sr.Espertinho!
    Eu fico numa total dualidade: não sei se chore de emoção por palavras tão carinhosas ou se me ria por tanta cortesia!
    Olha se QUERES saber eu é que já fui à televisão! E fazer algo de muito importante: bater palmas no programa do Goucha!
    Vou passar por cá mais vezes, é uma promessa!

    ResponderEliminar
  5. Não percebo porque é que só se lembram da poupança da água em tempo de seca, devia ser um cuidado a ter constantemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro dia escrevi, não me recordo se aqui no blog ou no facebook, sobre a mania de gastar tudo nos períodos de fartura e só nos lembrarmos de poupar quando já não há nada para poupar. :)

      Eliminar
  6. Afinal, tu é que deverias ser engenheiro do ambiente!
    A isto eu chamo serviço público...sim senhor, estou verdadeiramente encantada com o teu saber e disponibilidade para nos explicar as medidas a tomar para a poupança d'água. Sempre te considerei um génio...
    Porque achas que ando sempre atrás de ti...hã?? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se podia ser enginheiro do ambiente, mas quando estudei de noite, tive um professor a chatear-me a cabeça para eu continuar os estudos, porque, achava ele, podia ser o que eu quisesse.
      Mas entendi que era tarde. Já estava perto dos 40, com a cabeça feita em água com uma grande indefinição no emprego e achei que era tempo de "arrear".
      Ainda hoje não me arrependo do que fiz. O que tenho e o que sei, chega-me e sobra para a vida que me resta. :/

      Eliminar
    2. Não existe escola que melhor nos ensine do que a escola da vida...nessa tu és formado e doutorado, entendes onde quis chegar? Para mim, esses são os verdadeiros valores.
      Agora vou para a caminha que já não vejo nada com sono...

      Fica bem Jota. Amanhã é outro dia.

      Eliminar