segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Novo acordo

Com a proliferação dos smartphones, começou a ser praticada uma nova escrita da língua portuguesa, que tem vindo a ganhar adeptos mesmo entre aqueles que se arrogam o direito de anunciar nos blogs e até em jornais nacionais, que o autor não aderiu ao novo acordo ortográfico. Aliás, o novo acordo tem sido pau para toda a obra e serve, frequentemente, de desculpa para certo tipo de erros que nada têm a ver com o famigerado acordo ortográfico. Quem escreve "amo te" não se pode desculpar com as dúvidas causadas com o acordo ortográfico, uma vez que o mesmo não acrescentou nem retirou absolutamente nada à palavra. Desde que aprendi a escrever, "amo-te" não sofreu qualquer alteração e só por ignorância alguns palermas começaram a escrever "amo te", já para não falar naqueles que escrevem "amote".
Mas voltando à nova escrita promovida pelo uso dos smartphones, os erros mais comuns são a falta de acentos e cedilhas, não porque estes aparelhos não os tenham, mas pela preguiça e ignorância dos utilizadores. Preguiça injustificável, já que estes aparelhos possuem a chamada escrita inteligente que facilita imenso a vida aos "cábulas", pois desde que estes se deem ao trabalho de, numa primeira vez, escreverem a palavra corretamente, ela fica a fazer parte do dicionário e nas próximas utilizações, vai aparecer entre as três hipóteses de escolha, logo que escrevemos os primeiros caracteres da palavra.
Assim, não é raro depararmo-nos com situações como a que se vê a seguir, onde uma imagem a preto e branco, é legendada como se fosse A CORES.
ACORES (Açores)


4 comentários:

  1. As pessoas têm preguiça de escrever. E, pior, preguiça de escrever bem!

    ResponderEliminar
  2. sobre este post só tenho a dizer queeeee concluí que és o rei dos fins de post. só isto. morri.

    r: os meus dentes de coelho nunca vão cair, caro senhor! é mais provável que me caia uma perna que um dente!

    ResponderEliminar
  3. O que aconteceu ao meu comentário, sabes? Jota Esse?
    Por sinal, até eram dois porque, tive que eliminar um!!

    ResponderEliminar
  4. r: Verdade, aquilo que dá a entender é que só há lugar para um grupo bem específico...
    Seria muito mais grave se gostasse de música clássica e não fosse adepta do FCP :D compreendo ahah

    ResponderEliminar