quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Vigaristas

Acabei de fazer uma peixeirada num Centro Comercial aqui da zona, com uma daquelas senhoras que andam a vender bonequinhos para ajudar as crianças.
Não há muito tempo que o "Sexta às Nove", da RTP1, passou uma reportagem que desmascarava este tipo de negócio.
Segundo foi apurado, só cerca de 2% do dinheiro vai mesmo para ajudar crianças. Os restantes 98% são para pagar o boneco, para pagar ordenados miseráveis aos vendedores que nem sabem muito bem quem os contrata e desconhecem, ou fingem desconhecer, a fraude. O que sobra, que é a maior fatia, vai diretamente para a conta bancária dos vigaristas que estão por detrás de empresas que não existem fisicamente e para as contas particulares dos diretores/gerentes/whatever das instituições, ditas de apoio às criancinhas, que também entram na jogada.
Por isso, quando a senhora me abordou, nem tentei esquivar-me. Disse-lhe que vejo e leio notícias e que o que ela estava ali a fazer, era a participar numa vigarice.
- Isso é uma vigarice nojenta e vocês, incluindo os funcionários que, em nome das crianças necessitadas, vêm para aqui vigarizar as pessoas, deviam estar todos presos.
Disse mais umas coisas desagradáveis, mas acabei por vir embora e deixei-a a falar sozinha, porque mesmo que eu procurasse um polícia, o mais certo era ele prender-me a mim por difamação e a outra ficava lá a vender bonecos.

Tenho outro assunto do género deste, sobre o qual ando há tempos para escrever, mas hoje fico por aqui, pois sei que textos muito longos acabam por ser lidos na diagonal e o que tenho para dizer, ia descambar num texto tipo peixe-espada (comprido e chato) que ninguém lia.



4 comentários:

  1. Ah! Mas olha que adoro peixe-espada. ;)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, o que mais há são pessoas (?) a aproveitarem-se da desgraça alheia para encher os bolsos. E usarem as crianças como principal alvo de ajuda, em parte, é inteligente, porque quem é abordado sente-se logo na obrigação de contribuir, precisamente por ser para crianças. Por outro lado, é absolutamente repugnante, porque esta gente não olha mesmo a meios para atingir os fins!

    r: Concordo totalmente, ler dá-nos outra bagagem de conhecimento, além de que também contribuiu para melhorar a nossa argumentação. Acho que quanto mais lemos, mais atentos ficamos aos pormenores. Tu é que estás bem :D

    ResponderEliminar
  3. Muita gente a "ganhar a vida" à custa disso, infelizmente :(

    ResponderEliminar
  4. Conta lá o tal assunto comprido que eu gosto de te ler. Tomara eu ter essa pachorra para assim escrever.

    Também não alinho nessas bingarices, não dou para peditórios nem compro macacadas seja sob que pretexto for.

    Agora vou lá acima.
    Fica bem

    ResponderEliminar