quinta-feira, 8 de março de 2018

Olha que pena...

Imagem e notícia do DN
Não imaginam o pó que eu tenho à ponte 25 de Abril, ou "25 do A", como costumo chamar-lhe. Dantes apanhava grandes secas para ir à Caparica, ou quando íamos ao Alentejo.
Lembro-me, quando comprei o meu primeiro carro (em 1981), um velhinho Honda 600, que era, basicamente, um carro com motor de mota, refrigerado a ar, que não gostava muito de estar parado em filas de trânsito. Logo na primeira ida à praia, demorámos uma hora e meia para chegar à Caparica. Fiquei tão traumatizado, que até hoje ainda detesto aquela ponte. Acho mesmo que a minha aversão às praias da Caparica, se deve àquele trauma de "infância" tardia, porque na altura tinha quase 30 anos eheh.
Depois que abriu a Vasco da Gama raramente passo a "25 do A". Quase nunca vou à praia e quando vou a Beja ou almoçar a Alcácer ou Setúbal, é sempre pela Vasco da Gama, até porque a viagem fica por menos 25 quilómetros. Mas de vez em quando ainda sou apanhado naquela maldita ponte. A última vez já foi há mais de um ano. Saímos pela Vasco da Gama, almoçámos em Setúbal e a seguir, não sei que merda me passou pela cabeça, que atravessei a Serra da Arrábida, fui até ao Cabo Espichel e na volta vim pela "25 do A".
Era inverno, mas estava um dia de sol maravilhoso e os lisboetas parece que combinaram e foram todos para os lados de Sesimbra. Ao fim da tarde levei com eles e só vos digo: Depois de comer um pastel de nata em Alfarim, apanhei fila desde o cruzamento da Lagoa de Albufeira até passar as portagens. Não sei porquê... aliás, quando era "freguês" da "25 do A", na maior parte das vezes não percebia a razão dos engarrafamentos. Raramente víamos acidentes e mesmo quando em agosto não se pagava portagem, a fila de 20 quilómetros era fatal, quer viéssemos de Sesimbra, do Alentejo ou da Caparica.
Passaram-se quase 40 anos e nem vos passa pela cabeça as vezes que eu amaldiçoei aquela ponte.
- "Raisparta" a puta da ponte. Não cair ela, a ver se faziam uma mais larga!!! eheheh
A última vez, naquele domingo de inverno, jurei que nunca mais lá passava. Já estava cá deste lado e quando a via pelo retrovisor ainda espumava de raiva e praguejava.
- "Filhadaputa", tomara que caísses esta noite. eheheh
Parece que algum demónio me ouviu e acho as rachas e os parafusos partidos que descobriram agora, são fruto das minhas pragas, ao longo de 40 anos. eheheh

2 comentários:

  1. Sinto que a Ponte 25 de Abril provoca um certo ódio de estimação comum a várias pessoas :p

    ResponderEliminar
  2. Cai a ponte, a Vasco da gama fica igual à que caiu antes de existir a outra!

    ResponderEliminar