domingo, 15 de abril de 2018

Não me digam nada!

Esta é a altura do ano em que me sinto uma gaja com a TPM. Ao fim de 13 anos (e que este 13 não me dê azar), acho que estou mais curado da "doençazinha prolongada" do que da merda do stress. É todos os anos o mesmo. E o sistema de saúde nem sempre ajuda. Se bem me lembro, no ano passado andei três meses metido em embrulhadas do sistema e em dúvidas (foi abril, maio e junho) e quando acabou, estava de rastos. Quando começam com dúvidas e a repetir exames, a minha cabeça parece o poço da morte. Até sinto gajos a andar de mota dentro da caixa dos pirolitos.
Mas não há nenhum "inteligente" que seja capaz de acabar com este sofrimento? O doente devia entrar um dia no hospital às 8:00 horas da manhã, começava a fazer análises e exames, e saía no fim do dia com tudo pronto. Era um dia, que até podia ser o primeiro dia do resto das nossas vidas, mas acabava tudo ali. Bom ou mau, acabava ali. Porque é que um gajo tem de carregar com isto até ao fim da vida e, ainda por cima, perde tempo precioso, tempo que nunca mais volta, a desatar os nós que a doença e o sistema nos deram na puta da vida?
Qsafoda, hoje fui outra vez arejar para o Alentejo e jantámos um coelho frito na barragem do Pêgo do Altar, aquela que em setembro deixou em seco a antiga ponte oitocentista. Está quase cheia.
Ao menos, enquanto ando a "pastar", não penso na morte da bezerra. Não penso tanto, vá...

Algures entre Alcáçovas e Alcácer do Sal.

9 comentários:

  1. Fizeste muito bem, eu às vezes tambem vou pastar para esquecer lol
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, distrai-te com o Alentejo, que é para não ocupares a cabeça com outras coisas!

    ResponderEliminar
  3. Estou contigo Jota, também gosto de pastar e vou sempre de bicicleta. Enquanto ando por lá não me lembro de mais nada... Xiça, tanta merdice a chatear..
    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. Claro que fazes bem em ir arejar, senão não haveria mona que resistisse a tanta chatice.
    Desta vez a fotografia está com um 'ar' um bocadinho negro. Foi para condizer com o teu estado de espírito, às tantas.

    Podes achar que não seria preciso dizer-te isto, Jota, mas quero que saibas que não empregaste mal o teu tempo, nem deitaste 'pérolas a porcos', quando tiveste aquela trabalheira toda para deixar aqui explícita a forma como se passa um vídeo para o computador. Nem que seja a última coisa que eu faça na vida, hei-de conseguir. Acredita!
    Boa semana e vai com calma...:)
    Fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toma lá mais esta:
      A foto foi tirada em contraluz e com o sol de frente, a máquina assume as cores da paisagem e o céu fica praticamente branco. Para captar aquelas nuvens, temos que enganar a máquina. Apontamos para o céu e quando as nuvens ficam visíveis, carrega-se no obturador até meio para fixar os dados da focagem e só depois de enquadramos a paisagem que queremos fotografar é que carregamos no obturador até ao fundo. Por isso as sombras ficam mais acentuadas, mas não é isso que acontece quando tentamos ver contra o sol? A nossa íris fecha-se para não deixar "queimar" a retina e fica tudo mais escuro. Ao contrário, se tentamos ver com pouca luz, a íris abre-se para deixar entrar a pouca luz que existe e o mais pequeno raio de luz nos encandeia.
      Todos os anos faço um exame (por causa da diabetes) e para conseguir ver a retina, a médica põe-me umas gotas nos olhos, para dilatar a pupila (para abrir a íris) e quando chego à rua, pareço um ceguinho. Até já pensei comprar uma bengala e pôr-me a pedir à porta do hospital até poder conduzir. Era capaz de ganhar para pagar a consulta... eheheh

      Eliminar
    2. Muito bem!! Haverá alguma coisa de que não entendas? Não creio!...

      Neste caso, deste preferência às nuvens, em detrimento do resto da paisagem, é isso? A minha câmara fotográfica é o telemóvel.... Mas gostei de aprender esse truque.
      Fico a dever-te mais uma!! :)

      ( também vou periodicamente ao hospital, especialidade de oftalmologia, e sei bem de que gotas falas e dessa sensação de cegueira.)

      Eliminar
  5. O povo, que deveria reclamar por um serviço de qualidade, pontual e com profissionalismo, visto que são os nossos impostos que pagam. O povo é sereno, como se habituaram a dizer, o povo não está para se chatear, depois é a vergonha diária!

    O povo é submisso, e é rebaixado, fica contente com t-shirts e esferográficas, futebois e umas missas de sétimo dia!

    ResponderEliminar
  6. A espera é uma valente treta. Com o SNS acho que dá tempo de morrer antes de descobrir que estamos doentes.

    ResponderEliminar
  7. A foto está lindíssima!
    Quanto às esperas... nada de novo, portanto. Alguém, que me é próximo, está à espera de ser chamado para uma consulta, pedida com urgência, há mais de um ano e meio. Outra também esperou quase seis meses para uma consulta que, a confirmar-se o pior, lhe poderiam ter custadoa vida. É uma merda, não há outra forma de o dizer :\

    ResponderEliminar