quarta-feira, 27 de junho de 2018

Paixão?

Desculpem lá, digam que sou uma aberração, ou apenas um tipo desajustado, uma carta fora do baralho, mas eu não consigo ter paixão por um clube de futebol. Tenho paixão por muitas coisas (pela vida, pela mulher que me atura há 40 anos, pela filha, pela natureza e por muitas outras coisas de que agora não me "alembro"), mas por um clube de futebol??? Isso não é paixão: é doença.
Tenho alguma simpatia pelo Benfica, porque sou do tempo em que as pessoas perguntavam aos miúdos: - és do Benfica, ou do Sporting? Sim, o Porto foi sempre mais uma equipa de província, como o Braga, o Varzim... ninguém perguntava a um puto se era do Benfica ou do Varzim? Quanto muito um natural da Póvoa seria do Benfica e do Varzim. Por isso é que sou do Benfica, como podia ser do Sporting. Mas sentir "paixão" por um clube, acho que é qualquer coisa do foro da patologia e eu já tenho doenças que cheguem, muito obrigado. Aliás, gosto suficientemente de futebol para não ter paixões assolapadas por um clube porque entendo que, hoje em dia, os clubes são as entidades que mais contribuem para desvirtuar o futebol. Gosto de ver um jogo de futebol sem os condicionalismos da clubite e não deixo de fazer a minha vida para assistir a um jogo do Benfica, nem pela televisão, quanto mais a pagar bilhete. E desde que os clubes de futebol passaram a ser antros de corruptos sem vergonha, o mundo do futebol não me apaixona: irrita-me.

6 comentários:

  1. Eu sou apaixonada pelo Porto e não considero, em nada, que tenha uma doença. Entendo perfeitamente onde queres chegar, mas não me revejo. Porque acho que é uma paixão tão válida como outra qualquer - como a leitura, a fotografia, a escrita, a natureza.
    Continuo a ver futebol pelo futebol em si, mas, claro, dá-me muito mais gozo ver os do meu clube

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo :)) eu sou apaixonada é pela minha bike eheheh

    ResponderEliminar
  3. Estou com a Andreia, também adoro o FCP, mas não vou em maluqueiras. Que há pessoas loucas por futebol há e bem loucas, basta ver o que se passa no Sporting.
    Essas paixões que falas, quantas vezes as pessoas deixam de colocar comida na mesa para pagar um bilhete? tantas e tantas e isso sim, é loucura.

    ResponderEliminar
  4. eu acho que o problema do futebol foi mesmo esse: a "doença". para mim, ver futebol é giro na televisão (tirando a parte de fingirem doer aqui e ali e estarem-se sempre a queixar de tudo) mas ir ver ao estádio é um inferno. fui uma ou duas vezes ver o benfica e chegou para não ir mais!

    ResponderEliminar
  5. Bravo!
    Concordo com tudo e assino em baixo. Não sou gajo - parece que o desporto continua mais do gosto desse género e daí, adivinho, ser-se homem e dizer o que disse, é preciso "tê-los no sítio" eheh.

    Ironia à parte, congratulo-o porque tem as suas paixões no sítio: na natureza, na esposa, na filha. Existem melhores alvos que esses? Desconheço.

    ResponderEliminar
  6. Sou adepta do Benfica desde que me lembro de ser gente. Já foi uma paixão, agora é algo mais equilibrado. Adoro ver a equipa jogar e já tive o prazer de os ver no nosso estádio (uma delas quando fomos tetracampeões). Mas também gosto de ver outro qualquer jogo e neste mundial tenho visto os que consigo. Gosto de futebol num geral. Do Benfica em particular :)

    ResponderEliminar