sexta-feira, 20 de julho de 2018

Descontrolo

É impressionante como o nosso organismo reage aos mais ínfimos pormenores que, se não estivermos atentos, podem originar situações graves, mesmo com doenças que julgamos controladas.
Eu sou diabético tipo II e desde que em 2012 me relaxei e apanhei um susto, faço por ter a doença sempre sob controle. Isso implica não falhar a medicação e fazer refeições ligeiras mas frequentes.
Normalmente tomo o pequeno-almoço às 8 horas, quase sempre meio cacete integral seco, um copo de leite magro e uma peça de fruta (pera/maçã). A meio da manhã e a meio da tarde repito a dose (meio cacete e peça de fruta com pouco açúcar). As outras duas refeições (almoço e jantar), quando não é dia de abusar (fim de semana lol), vou mais para os cozidos e grelhados, acompanhados com salada de alface e tomate, sem abusar das massas, arroz ou batata. Se cumprir estas regras, se tomar um comprimido de manhã e caminhar uma média de 5 quilómetros por dia, consigo manter os níveis de glicémia dentro dos valores normais e uma tensão arterial de um jovem de 20 anos. O problema são as "escapadinhas", mas o que me altera mais, é saltar uma refeição.
Nos últimos dois fins de semana, bati recordes de estupidez, quer por excesso, quer por defeito. Levantei-me tarde e por isso falhei uma refeição. A seguir abusei nos almoços e o resultado foi mau. Num deles foi mesmo muito mau, pois entrei em hipoglicemia (falta de açúcar) e depois de deitar um pacote de açúcar debaixo da língua, comi um cozido à portuguesa e fiquei com açúcar a mais.
Hoje acordei adoentado. Tinha dores e uma sensação de choques elétricos nas pernas. Por isso deixei-me ficar na cama até às 10 horas e só comi a primeira refeição quase às 11 horas. Está bom de ver que até ao almoço já não houve tempo para outra e assim voltei a falhar uma refeição. Para piorar, só almocei um prato de sopa e uma sandes e a seguir fui caminhar. Fiz 6 quilómetros debaixo deste calor e quando cheguei a casa vinha a tremer e quase sem forças para subir as escadas. Só então me lembrei que tinha saltado uma refeição, mas é curioso como o corpo deu por falta de meio cacete, uma pera e um copo de leite.
É mais esperto do que eu. :)

3 comentários:

  1. O nosso organismo é mesmo fascinante na forma como opera e reage às nossas investidas!
    Faça favor de parar de saltar refeições :o

    r: Claro que nem sempre nos é confortável ter medo, mas acredito que sem ele estagnaríamos e acabaríamos por não viver oportunidades maravilhosas.
    A dependência também é algo que me assusta

    ResponderEliminar
  2. porta-te bem com as refeições para qualquer dia ainda seres uma angel da victoria's secret!

    ResponderEliminar
  3. Ai ai, toca a cumprir essas refeições!!!

    ResponderEliminar