quarta-feira, 5 de setembro de 2018

É só fazer as contas

Outro dia estava a lavar as mãos pela centésima vez no mesmo dia e, ao reparar no modo peculiar (ou nem tão peculiar assim...) como utilizo a torneira, pus-me a fazer contas.
Para começar eu acho que tenho o vício de lavar as mãos e aquilo a que eu decidi chamar "o meu modo peculiar de usar a torneira", para as pessoas mais atentas, pode dar a impressão que padeço de Transtorno Obsessivo-compulsivo. Se calhar padeço mesmo... lol.
Então, é assim (isto é só para chatear as pessoas que detestam pessoas que iniciam as frases com um "então, é assim": lol) 
Primeiro ponho o sabonete líquido e esfrego as mãos sem água, para que o dito sabonete se espalhe bem pelas mãos e não vá pelo esgoto abaixo antes de cumprir a função.
De seguida dou um piparote no comando da torneira (isto só é possível com torneiras mono-comando, como a da imagem) e molho as mãos rapidamente e volto a fechar a torneira com outro piparote.
Continuo a esfregar as mãos e só quando tenho a certeza que assassinei a última bactéria, é que volto a abrir a água, com outro piparote no comando da torneira.
Depois de remover, rapidamente, o último resíduo de sabonete, volto a fechar a água do mesmo modo que a abri: com um piparote no comando.
Posto isto, não é preciso ser um "bicho-de-contas" (matemático) muito aplicado, para perceber que, durante aquele período em que esfreguei as mãos com a torneira fechada, poupei, no mínimo, meio litro de água.
Continuando a usar as minhas modestas capacidades matemáticas, cheguei à conclusão que se um milhão daquelas pessoas que cagam e não lavam as mãos, as lavarem nem que seja duas vezes ao dia, a poupança é de um milhão de litros de água.
Agora multipliquemos esse milhão pelos dez milhões de pessoas que constituem a população portuguesa e, supondo que cada uma delas lava as mãos pelo menos duas vezes por dia, obteremos com um simples gesto (ainda que motivado por um Transtorno Obsessivo-compulsivo), uma poupança de 10.000.000 de litros (dez milhões) diários. Só eu, com todos os transtornos que me levam a lavar as mãos cada vez que toco, com um dedo, nalguma coisa que não faça parte da mão, devo poupar uns 50 litros por dia.

1 comentário:

  1. Ein? Lavar as mãos duas vezes por dia??
    Não é para mim, gosto de andar a chapinhar o dia todo....

    ResponderEliminar