quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Cáfilas para lá, paletes para cá

Não é segredo para quem tem andado atento, nos dois últimos verões, que Marrocos tem enviado para cá aviões de combate a incêndios. Não sei a que titulo vieram, se emprestados ou alugados, mas vieram.
Também aquelas pessoas que costumam olhar a proveniência dos produtos, quando vão ao supermercado, já devem ter reparado que o feijão verde que comemos, vem quase todo de Marrocos.
Duas coisas aparentemente inconcebíveis: Marrocos fica no deserto e tem aviões de combate a incêndios florestais, que portugal não tem. O mesmo Marrocos maioritariamente desértico, vende verduras a este país à beira-mar plantado que, quando não anda a lutar contra a seca, anda a morrer afogado nas inundações.


Assim, quando hoje vi esta notícia no DN, comecei logo a imaginar que tipo de projetos ou negócios Portugal pode fazer com Marrocos e cheguei a esta conclusão:
Nós vamos continuar a alugar-lhes meios aéreos de combate a incêndios e a importar de lá o feijão verde. Para equilibrar a balança, exportarmos para lá os camelos responsáveis pelo estado a que isto chegou.
Se, por um acaso do destino ou do aquecimento global, os marroquinos um dia vierem a ter falta de areia, fiquem descansados porque, apesar de Portugal ainda não ser um deserto, a par dos camelos, também temos areia com fartura. Temos tanta que andam por aí uns "doutores" que não fazem mais nada do que atirar areia para os olhos do povo.

4 comentários:

  1. Nós temos aviões se calhar e como na austrália ainda há pouco tempo também necessitaram, de pedir mais. Nunca reparei de onde vem o feijão, mas manda os jovens portugueses para a agricultura, tá bem tá.

    r: eu tenho precisamente o mesmo medo, nao de morrer, mas sim, de sofrer. Os que não deixaram ser aprovada a eutanásia, deviam um dia vir a pedi-la, sinceramente...

    ResponderEliminar
  2. Já somos suficientemente crescidos para não permitir que nos atirem areia para os olhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos fechar os olhos para não levar com ela, mas impedir que nos atirem, não podemos.

      Eliminar
  3. Isto é com cada incoerência, que uma pessoa nem sabe mais para onde se virar! Que vão os camelos (com todo o respeito pelo animal) que nos tentam atirar areia para os olhos, porque não fazem qualquer falta

    ResponderEliminar