domingo, 31 de março de 2019

Uma razão para ser ateu

Quando era puto, andei na catequese. Que remédio... às quintas-feiras iam duas freiras à escola, vender banha da cobra e não havia como fugir.
Agora que falo nas quintas-feiras, não deixa de ser caricato que quinta-feira é o dia em que os jeovás podem "pinar"... acho que aquelas freiras tinham dentro de si o espírito de jeová e ninguém as avisou, porque também elas escolhiam as quintas-feiras para nos foder.
Porra, as "mongas" do catano pregavam cada chapadão na cara, que o pessoal andava o resto da semana com os ouvidos a tinir...
Bem, mas onde eu quero chegar, é àquela parte em que justifico a minha condição de ateu. Não é que eu ache más todas as pessoas que optam por uma religião. Pelo contrário, acho que nas igrejas, sejam elas de que credo forem, ensina-se a praticar o bem. O problema - fartei-me de dizer isto a uma "amiga" que me dava grandes ensaboadelas com as palestras dos chamados pastores evangélicos (pastores, porque as evangélicas não rezam, pastam) e eu dizia-lhe que concordava com tudo, mas não sentia necessidade de ser membro de uma igreja para fazer o que os pastores ensinavam, porque eu sou assim, por natureza. Sou tão boa pessoa, mas tão, tão, tão boa pessoa que, ao pé de mim qualquer padre ou pastor ia sentir complexo de inferioridade.
Portanto, eu sou ateu:
- primeiro porque não acredito em deuses que são infinitamente bons, mas deixam morrer os moçambicanos nas cheias. Vejam quantos portugueses morreram...
- segundo, porque não preciso de frequentar uma igreja, para que me ensinem a ser boa pessoa.
Eu sou muito boa pessoa sem deuses e a minha santa mãe sempre me disse para evitar más companhias. 😇

5 comentários:

  1. Eu respeito as crenças de terceiros mas a maioria deles não respeitam o facto de eu não ter crença alguma. Nem vou contar as expressões que recebo quando digo que não tenciono casar-me nem vou batizar um futuro filho. Só falta mesmo dizerem que vou para o inferno...

    ResponderEliminar
  2. «Eu sou muito boa pessoa», o dia 1 de abril é só amanhã ;)
    Num tom mais sério, acho que cada um deve praticar a fé que lhe faz mais sentido. E não acho que a nossa crença tenha que estar diretamente relacionada com uma religião. Desde que nos deixem em paz e não prejudique terceiros, está tudo bem

    ResponderEliminar
  3. Tal como eu, ateu graças a Deus :))

    ResponderEliminar
  4. As religiões servem para pouco mais do que para dividir o mundo, enquanto falam em amor. Não me faz sentido.

    Podemos ter crenças sem nos ligarmos a alguma delas. É o meu caso.

    ResponderEliminar
  5. Concordo. Cada qual faça como entender mas pratique o bem. Nesse sentido acho que a perda de pessoas pelas igrejas tem prejudicado a sociedade. O ensinamento de valores, ajuda ao próximo, respeito, aceitação das diferenças... tudo isso tem sido muito afectado de forma negativa porque falta aos jovens quem os oriente e eles encontram orientação na fantasia dos filmes, jogos etc

    ResponderEliminar