quarta-feira, 22 de julho de 2020

Parece que foi ontem

Hoje fazemos 42 anos de casados. Parece que foi ontem.

Teremos o casamento perfeito?
Não há casamentos perfeitos. Há casamentos por amor em que duas pessoas têm mais probabilidades de se darem bem, do que se o casamento for por outro motivo qualquer.
Porque é que o nosso já dura há 42 anos e o de muitos dos nossos amigos terminou passados poucos anos (ou meses)?
Não sei responder a esta pergunta. Não foi, certamente, por qualquer um de nós se deixar subjugar pelas ideias do outro. Pelo contrário: passados 42 anos continuamos a ter muitas divergências e temos discussões acesas. Mesmo muito acesas. Nenhum de nós perdeu a identidade com o casamento. Nenhum de nós acredita naquelas tretas de que depois do casamento passamos a ser o 2 em 1. Nós éramos seres individuais e continuamos a sê-lo. Nenhum de nós entende que o outro deve mudar para agradar ao outro e nenhum de nós tem a pretensão de fazer o outro mudar, até porque isso não faria sentido. Se nós nos apaixonamos por uma pessoa, com todos os defeitos e virtude que a pessoa tem, não é normal depois de casarmos queremos que a pessoa mude. Não podemos exigir à pessoa por quem nos apaixonámos, que se transforme na versão mais recentes do telemóvel que comprámos no ano passado.
Não tenho uma explicação, nem acredito em casamentos perfeitos. Nós é que vamos fazendo do nosso casamento o casamento perfeito, à medida que vamos tendo capacidade de resolver os problemas da vida.
Não casei com ela por ser a miúda mais gira do baile. Não casei por ela me ter caído do céu aos trambolhões quando eu não tinha onde cair morto. Casei com a mulher por quem me apaixonei e se alguém tiver dúvidas, nunca tive necessidade de procurar fora de casa o que nunca me faltou em casa.

4 comentários:

  1. Há uma expressão que se costuma utilizar que, por mais cliché que soe, acho que faz todo o sentido: não há relações perfeitas, há pessoas perfeitas para nós. Mas isso não significa que as duas partes de um casal se anulem. Porque não é o esperado. Bem sei que tenho zero propriedade para falar da questão, mas é nisso que acredito. Além disso, não acredito em casais que dizem não discutir [acho que as pessoas confundem muito o que isso quer dizer].


    Muitos parabéns por estes 42 anos. Que venham muitos mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Andreia.
      Sim, não há relações perfeitas nem pessoas perfeitas. Mesmo a pessoa que amamos, não são sempre as pessoas perfeitas para nós. O que temos é que ser tolerantes e aceitar as imperfeições como parte do "pacote".
      Bom e quanto a discutir, na nossa casa discute-se tudo e por tudo e nada. Quando é preciso "arreganhar" os dentes, nenhum de nós fica atrás do outro. Mas quando não podemos viver sem aquela pessoa, passado o problema, volta tudo ao normal, pois a anormalidade estava no modo de ver ou resolver o problema.
      Ela adora multidões. Eu detesto multidões. Ao longo de 42 anos enfrentei tantas multidões como ela enfrentou a minha aparente solidão. Eu e ela somos a multidão perfeita e isso basta-me. Mas para ela é pouco, mas mesmo 42 anos depois, conseguimos ultrapassar aquela que eu considero a nossa maior diferença/divergência. E eu, que sou quem mais procura a solidão, sou o mais carente da relação. Acho que nunca nos separámos por mais que um dia, a não ser quando um de nós ficou internado. Eu sei que ela era capaz de tirar uma semana para ficar com pessoas que eu detesto. Eu não sou capaz de tirar umas horas para ficar com ninguém. Para mim todas as pessoas são dispensáveis, excepto ela. Mesmo agora, se me oferecerem uns dias, num local paradisíaco, não aceitava, mas sei que ela ia, na boa e se instintivamente isso não me agradava, racionalmente tenho capacidade para aceitar. Fico a desejar que tenha um furo em cada pneu, mas aceito. eheheheheh

      Eliminar
  2. Parabéns Zé, a ambos.
    As relações perfeitas devem ser uma grande chatice.
    Venham ainda muitos com saúde.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo!
    Parabéns e que venham muitos mais :)

    ResponderEliminar