terça-feira, 22 de agosto de 2017

Nunca desejei tanto o fim do verão

Estou cansado deste verão. Este que foi o verão do nosso descontentamento, por diversos motivos e mais um, o desaparecimento da Nina, parece nunca mais acabar. São os incêndios por todo o lado; é este calor sufocante que tudo seca à sua passagem; são os tons pardos dos campos por onde não vou passear mais com a minha "menina"; é a seca, esta maldita seca que está a matar o país à sede. Tudo neste verão me desagrada. Fizemos planos para uma semana de praia, mas após o primeiro dia, o filhadaputa do tempo seco deu lugar a céu  nublado, vento e chuva com a já tradicional mistura de areia. É verdade,  não me lembro de um ano com tantas massas de ar vindas do deserto do Saará. Os carros acabados de lavar, no dia seguinte estão todos cagados de areia. Se o verão não acaba depressa, um dia destes ainda chovem camelos.
Estou cansado do verão. Arrepia-me pensar que já não falta assim tanto tempo para começarem os dias cinzentos, que abomino, mas um outono fresquinho, com o cheiro a castanhas assadas a invadir a atmosfera, até que vinha a calhar. Sei que vou mudar de ideias logo nas primeiras chuvadas. Sei quão deprimente é ver os dias a encurtar (hoje às 6 horas da manhã ainda era noite). Mas preciso de uma mudança urgente na minha vida. Preciso de começar a ver despontar os primeiros rebentos verdes, preciso sentir o vento fresco na cara e de ter para onde ir sem ver erva seca ou mato queimado. Preciso de voltar a acreditar que a vida é feita de ciclos e que esta fase má vai voltar a dar lugar à esperança.
Estou cansado. Chego à noite com as pernas e os pés doridos, mas no dia seguinte parto para mais uma caminhada sem destino nem hora marcada para o regresso. Ando à toa e, não sei se já perceberam, estou cansado do verão. Deste verão do nosso descontentamento.

6 comentários:

  1. Este verão está a deixar muita gente descontente :/

    r: Acho que uma desilusão doí menos

    ResponderEliminar
  2. Este verão também me está a saber a fel. Muito cansaço, muito calor, muitas más notícias. Quero que venha o tempo fresco e que possa sair à rua.

    Força.

    ResponderEliminar
  3. Bem que precisamos de umas chuvadas para ver se estes malditos incêndios terminam, vamos pensar que está quase!

    ResponderEliminar
  4. r: Muito obrigada ahah. Felizmente, no meu curso, não somos muito exigentes com isto das praxes. A ideia é mesmo acolher e passar bons momentos, sem exageros!

    ResponderEliminar
  5. Tens de vir viver para a minha zona, tempo cinzento e nevoeiro não faltam, vento frio também não, ontem à noite até choveu aquela chuva molha tolos. Tudo a assar no resto do país e nós aqui é raro o dia de sol nas praias... (Oeste centro)

    ResponderEliminar
  6. Um amor cura-se com outro amor.
    Nunca vais esquecer a nina... mas talvez não fosse mal pensado adotares outro cãozito para te dar cor aos dias.

    ResponderEliminar