segunda-feira, 22 de julho de 2019

A nossa "geringonça"...

Foto tirada da net
... dura há 41 anos.
Naquele 22 de julho de 1978, também não estava muito bem, mas consegui disfarçar até irmos para a cama.
Na véspera tinha dado um "tralho" de mota, com o primo da noiva. Andámos nas bejecas toda a tarde e, na última curva antes de casa, a mota derrapou e caímos. Ele ia de pendura, ficou debaixo da mota e queimou a perna no escape. Eu aterrei com o joelho direito e fui a mancar para a igreja.
Cada vez que conto esta história, lembro-me daquela anedota em que o noivo escondeu da noiva que tinha uma prótese, por ter perdido uma perna num acidente de mota e, na noite de núpcias, aflito por não ter mais como esconder, quando mostrou o coto à noiva, ela, que não percebia nada de anatomia, na sua inocência tentou acalmá-lo:
- Não te preocupes, querido. Isso com jeitinho entra tudo.

A minha Maria também era inocente, mas já sabia distinguir entre um joelho e uma pila. Ficou preocupada pelo joelho "entrapado" em ligaduras, mas tínhamos coisas mais importantes em que pensar e naquela idade não era um joelho esfolado que nos havia de estragar a noite.
Hoje, passados 41 anos, estamos para aqui engripados e esquecidos. Ninguém nos escondeu os fusíveis nem vieram cá pôr-nos açúcar na cama nem esconder o pijama e a camisa de noite.

A mim parece que me nasceu uma ninhada de gatos dentro do peito. Estou a antibiótico e há dois dias que só saio da cama para comer e ir à casa de banho.
Ela começou ontem a tossir e ainda não sabemos como é que vai acabar. Mas com os dois pulmões saudáveis, por norma não passa de uns dias de tosse e ranho.
Andava admirado por ter passado o inverno sem uma constipação. Estamos no pino do verão e aqui estou eu, prostrado pela febre e com os abdominais "rasgados" pela tosse.
Não posso comer bolo e já me falta o fôlego para apagar 41 velas mas, pelo menos, vamos comemorar na cama...

5 comentários:

  1. 41 anos? uma vida Zé! que se aturem até ao "fim" com as coisas a correr o melhor dentro do possível.
    As melhoras para os dois.

    ResponderEliminar
  2. E comemoram juntos, que é o mais importante! Embora não seja o cenário mais agradável [malditas constipações que estragam sempre tudo], não deixa de ser uma conquista bonita. 41 anos não é para todos. Muitos parabéns :)
    As melhoras para os dois

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Zé.
    41 Anos não são para todos, só para quem sabe
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Uma vida cheia de tudo é assim que deves ver as coisas.

    ResponderEliminar