quarta-feira, 18 de setembro de 2019

ADSE

Ao contrário do que a maioria dos portugueses pensam, a ADSE é um subsistema de saúde financiado, na sua totalidade, pelos utentes. Existe também a ideia errada de que é o sistema de saúde dos funcionários públicos, mas não é bem assim. Eu, por exemplo, sou utente da ADSE e nunca fui funcionário público. A quase totalidade da minha vida profissional foi desempenhada na indústria militar de defesa e até 1980 éramos utentes do subsistema de saúde do exército (CCPAS). Nesta data, o moinante do Cavaco decidiu entregar o negócio de armamento a uns quantos amigos traficantes e para o fazer, primeiro teve que tirar as empresas da esfera militar, criando a Indústria Nacional de Defesa EP e nós passámos para a ADSE. Mas isso agora não interessa nada, pois o que me traz aqui hoje, são as declarações da porca do CDS, que pretende que a ADSE seja para todos os portugueses.

Eu não quero uma ADSE só para mim, mas não sei se abrir o sistema a todos os portugueses traz benefícios ao atual sistema, que anda pelas ruas da amargura. Cada vez há menos prestadores convencionados porque, segundo dizem as más línguas, a ADSE paga tarde e a más horas. Só para fazerem uma ideia, eu ando com um problema (mais um...) que tem tudo para correr mal e quero mostrar "a coisa" a um especialista, antes de atingir o ponto de não retorno e não consegui arranjar uma consulta convencionada em tempo decente, a não ser no Hospital CUF Cascais. Recorrer ao público, dadas as circunstâncias e os tempos de espera, pode significar uma sentença de morte e eu ainda estou muito distante dos 500 anos que pretendo viver. Portanto, na próxima semana lá vou a caminho de Cascais, sem sequer ter a certeza se, no caso desta merda correr mal, a ADSE comparticipa a cirurgia e os tratamentos, ou se vou ter que ganhar o Euromilhões, porque o Grupo Melo está-se a cagar se eu tenho dinheiro, ou não.

Portanto, a minha apreensão, para além do problema de saúde que não me deixa viver em paz, é se uma bácora "das direitas concertadas", tem o direito de mexer num subsistema de saúde para o qual eu pago todos os meses (apesar de reformado), como pagaria um seguro de saúde, caso as seguradoras segurassem doentes oncológicos (a preços que coubessem no meu orçamento), ou se tudo isto não passa de grunhidos de uma porca em campanha eleitoral.

P.S. para sossego dos invejosos, os utentes da ADSE descontam, todos os meses 3,5% do vencimento, quer estejam no ativo, ou sejam reformados. Já ouvi dizer, nesta campanha eleitoral, que é o seguro de saúde mais caro do país. E, acreditem, neste momento não é, seguramente, o mais eficaz.

5 comentários:

  1. Também não sei até que ponto seria benéfico. Vamos lá ver o que vem daí!

    ResponderEliminar
  2. Também já escrevi sobre isso... Depois cansei. É desperdício de energia remar contra cabeça de pedra... E eu não deito fora a minha energia assim!

    ResponderEliminar
  3. Bom falo do que sei. Os da adse têm mais benefícios que os da seg social, exames, consultas mais rápidas no privado, que aí a seg social não paga, descontos para filhos e cônjuges, na seg social não, óculos, dentistas privados. É o que sei, se todos deviam ter o melhor? Siiiimmmmmm pois somos todos de carne e osso ;) só a minha opinião tá?
    Tudo a correr bem para ti.

    ResponderEliminar

  4. Olha Zé, eu estava a ler o teu artigo com bastante interesse até chegar à frase que consta do último parágrafo. E tive de parar de o ler.
    A partir deste momento, e lamento mesmo muito ter de o fazer e dizer, deixo de seguir este teu espaço. A educação que me deram não permite que eu tolere insultos gratuitos a quem quer que seja.

    Que sejas feliz e que tenhas na tua vida pessoas que te amem e respeitem.
    (talvez possas aprender alguma coisa com elas)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Desculpa, pretendia dizer última frase do primeiro parágrafo.

      Eliminar