quarta-feira, 26 de junho de 2019

Physalis

Tudo começou há pouco mais de seis meses quando um dos frutos comprado por curiosidade, apodreceu. Fiz uma pesquisa na internet onde fiquei a saber a origem (Andes - América do Sul) e o tipo de clima onde a planta se dá. Depois, sem grandes esperanças, enterrei o fruto podre num vaso e quando, passado algum tempo, as plantas nasceram, transferi quatro das que me pareceram mais robustas para vasos com terra nova e eis aqui o produto da minha agricultura envasada.

Foto minha
Atenção: não tentem fazer isto em casa. Quando esta porra começa a largar folhas, não há quem tenha mãos a medir. No meu caso, que tenho a plantação num terraço no 2º andar, se não me ponho a pau entopem o ralo de escoamento e em caso de chuvadas rápidas e intensas (tipo trovoada), é um virote até ficar com uma pequena Veneza dentro de casa. E as gondolas estão caras...

Foto minha
Por isso e porque não acho que a água gasta na rega, a terra comprada e o trabalho a desentupir o ralo, sejam devidamente compensados com umas (poucas) dúzias de frutos do tamanho de cerejas, não volto a meter-me noutra. E o pior é que eu pensava que a planta fosse tipo tomateiro, que após a época da colheita acaba por morrer. Mas quer-me parecer que estes arbustos vieram para ficar. 

Foto roubada da net
P.S. caso queiram experimentar, os arbustos (em vaso) atingem cerca de 1,5 metros de altura. Os meus estão mais altos, porque estão num 2º andar (à volta de 7,5 metros, incluindo a altura do prédio lol)

4 comentários:

  1. Adoro! Se quiseres mandar alguns, aceito :D

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a planta, mas se não gostas assim tanto não compensa. Se gostares, sabes que estás a comer algo biológico e sem custos. hoje em dia isso vale ouro.

    ResponderEliminar
  3. Ora bem, temos agricultor! Essa engenhoca deu (literalmente) furtos ahah
    Pensa assim, ao menos podes petiscar enquanto limpas a varanda ;)

    ResponderEliminar
  4. Acho o que o meu marido também plantou essa coisa!

    ResponderEliminar